panela-curada-e-não

cura inicial

Antes de ser usada pela primeira vez, a panela de pedra sabão deve ser curada. É um tratamento simples, que precisa ser feito uma vez só: o próprio uso vai se encarregar da manutenção.

  • Preaqueça o forno em 180°C (356°F). 
  • Coloque a panela no forno por 15 minutos. Esta primeira etapa serve para extrair a humidade natural da pedra e ao mesmo tempo dilatá-la para melhor absorver o óleo. 
  • Usando luvas de proteção, retire a panela do forno e coloque-a em cima de um papel ou outra superfície descartável. Não coloque a peça em superfície fria.
  • Com a ajuda de um pincel, passe óleo de cozinha ou gordura vegetal em toda a superfície da panela, por dentro e por fora.
  • Encha a panela de água quente ou morna e coloque-a de volta no forno por aproximadamente duas horas. A linha Yalos, com alças em baquelita, deverá ser curada no fogareiro em vez que no forno, deixando a água ferver por duas horas.
  • Retire a panela do forno e deixe-a esfriar à temperatura ambiente.
  • Coloque de volta as alças de baquelita e o fundo de aço inox.

Sua panela agora está pronta para o uso. 

Para curar uma grelha o um prato pizza, coloque a peça de volta no forno por cerca de uma hora depois de passado o óleo.

Após a cura a pedra mudará de cor, tornando-se mais escura, porém deixando em evidência os desenhos típicos da pedra. Caso a cor não fique bastante uniforme, pode repetir o tratamento. O uso e o contato com os alimentos irão de qualquer modo escurecer a pedra ao longo do tempo.

uso e manutenção

O tratamento inicial da pedra serve só a condicionar a panela para o primeiro uso no fogo, e não é garantia contra quebras posteriores devidas a um uso incorreto. Para evitar possíveis rachaduras devidas à contração e dilatação da pedra, é indispensável não submeter a peça a mudanças improvisas de temperatura.

A durabilidade e integridade da pedra sabão depende de uma simples precaução:  EVITE CHOQUES TÉRMICOS  Aqueça sempre a panela com chama baixa, espere até esfriar antes de lavá-la, não coloque a panela quente em superfícies frias.   NÃO UTILIZE PARA FRITAR NAS PRIMEIRAS DEZ VEZES DE USO

Os utensílios de pedra sabão podem ser facilmente lavados à mão ou na máquina de lavar louça. Apesar de sua natural propriedade anti-aderente, a pedra sabão não é como teflon.  Caso algum resíduo de alimento fique grudado no fundo, será suficiente molha-lo em água por dez minutos para que solte sem esforço.

Evite o uso de utensílios cortantes para misturar e servir a comida, use de preferencia colheres de madeira, plástico ou silicone. Em caso de algum arranhão na pedra, ou se quiser deixa~la na cor cinza natural, será suficiente lixa-la com uma lixa de grão fino.